sábado, 6 de junho de 2009

Gatinhos



Sempre gostei e sempre quis ter um gatinho destes, mas até então só o achava lindo. Até que um dia, numa loja de produtos naturais, resolvi saber mais sobre esse felino que tanto me atrai. Pois bem, o atendente me mostrou vários gatinhos e me contou a história que fez com que eu me apaixonasse ainda mais por eles!
Veja só:
Maneki Neko (literalmente conhecido como gato da sorte, fortuna ou dinheiro) é uma escultura japonesa comum e famosa. Muitas vezes feitos de cerâmica ou porcelana, se crê que traz boa sorte para o proprietário. A escultura representa um gato na posição vertical com uma pata levantada, que normalmente é exibido muitas vezes, na entrada de lojas, restaurantes e outras empresas.

Algumas das esculturas são elétricas ou a bateria, tendo um movimento lento da pata. Na concepção das esculturas, uma pata direita levantada atrai dinheiro supostamente, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes.
Ele usa uma coleira vermelha com um sino. Isso é uma lembrança dos costumes do período Edo (1603 - 1867), quando o gato era um animal de estimação caro. As damas da corte agradavam seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de hi-chiri-men (tipo de tecido de luxo da época) e pequenos sinos para vigiá-los.
Maneki Neko vêm em diferentes cores e estilos. Além de esculturas, Maneki Neko podem ser encontradas como chaveiros, cofrinhos, e diversos ornamentos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Então resolvi ter um em casa. Está aqui na minha mesa, adoro ficar olhando pra ele!
Beijocas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Carminha sou louca por gatos e faço coleção, até agora tenho 102 tipos diferentes, inclusive o Meneki Neko, em todas as viagens trago um novo para a coleção e pessoas amigas estão sempre me presenteando com algum, sem contar que tenho dois de verdade, um casal de himalaia, o Max de 7 anos e a Mousse de 1 ano e meio.
Bjs.
Janeisa

Rico disse...

Gatinhos lindos mesmo, adorei ver são chineses. gostei de ver :) xx

Ana Regiane Ivanski disse...

Olá Carminha!!
Adorei sua visita lá no meu blog e também pelo recadinho.
Ainda bem que você insistiu,ne?
beijos
Regiane