quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O que são os Vedas?


A palavra veda significa conhecimento em sânscrito (língua raiz mais antiga da Índia). Existem quatro Vedas que datam do período mais antigo das escrituras indianas. Rig Veda, coleção de louvores em forma de hino; o Sama Veda, também uma coleção de hinos; o Yajur Veda, uma coleção de fórmulas; e o Atharva Veda, uma coleção de encantos e fórmulas mágicas. Os textos foram desenvolvidos por um longo período. Eram passados adiante oralmente, de uma geração para outra. Um erro na hora de recitar levava a punições e castigos. Na verdade, escutar uma passagem védica hoje é a mesma coisa que ouvir o equivalente oral gravado há 3 mil anos. Era proibido escrever o texto, porém algumas partes dos vedas foram transcritos em sânscrito no alfabeto devanagari. Mas o texto completo é ainda sabedoria guardada. Os historiadores consideram os Vedas o texto mais antigo da literatura mundial.
Interessante!
A novela da Rede Globo mostra e ensina muito bem todas esses costumes e crenças da Índia. Para quem está acompanhando fica mais fácil entender. Parabéns.

2 comentários:

Ana Regiane Ivanski disse...

Oi Carminha!
Fiquei feliz com sua visita e o recadinho.Os armários são lindos,né?
Este final de semana vou para sua terra linda!
beijos
Regiane

Anônimo disse...

Oi Carminha, muito boa esse ensinamento que vc. passou, eu não tinha nenhuma noção da oralidade dos "vedas" e assim aprendi aqui com vc.
Bjs.
Janeisa